quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Reparando um furo num barco insuflável

Não pode ser sempre só pesca. O material também precisa de atenção e manutenção.

Quem pesca neste tipo de barco, seja ele semi-rígido ou insuflável (pneumático) sabe que mais cedo ou mais tarde, por muito cuidado que se tenha, há sempre um espinho ou um anzol pronto a furar um flutuador.
Os raios das barbatanas dorsais de robalos, sargos ou douradas são dos mais terríveis para causar perfurações mínimas, prácticamente invisíveis, mas que chateiam porque vão perdendo o ar e ao fim de algum tempo o flutuador começa a "murchar".
Estas perfurações são mais fáceis de acontecer em flutuadores de PVC, visto ser um material menos resistente que o HYPALON e NEOPRENE, este sim mais díficil de furar (o que não quer dizer que não aconteça tambem)

Desta vez foi necessário tapar 3 furinhos no meu cavalo de batalha, "XÔC"
Aproveitei para documentar e fazer um pequeno guia de como reparar estes furos.

Como nota inicial, volto a referir que se tratam de pequenos furos, quase invisíveis e não de rasgos, cortes ou buracos daqueles tipo o do BES ou do BPN.

Vamos então por passos:

1º - Localizar e identificar o furo

Com o barco cheio a uma pressão normal, é necessário neste caso, desmontar todos os acessórios para ter livre acesso à área total dos flutuadores
 
 
Seguidamente, arranjamos um balde com água e sabão, ou detergente (qualquer coisa que faça espuma serve) e com a ajuda de uma esponja ou de um pincel, vamos passar água e sabão pela totalidade do barco até localizarmos
 o furo.
Será qualquer coisa como isto:
O que acontece é que o ar ao sair vai criar pequenas bolhas e identificar perfeitamente o furo.
(neste caso o furo já estava identificado e marcado anteriormente)
 
 
Aqui pode ver-se o furo, aumentando muito a foto
 
 
2º - Vazar os flutuadores
 
A colagem que se segue tem que ser feita com os flutuadores vazios e com as valvulas abertas para qua não haja qualquer pressão de ar a sair pelo furo. Caso contrário, o ar empurraria a cola para fora e o buraco permaneceria aberto.
 
 
3º - Colar
 
A cola escolhida para fazer o trabalho é a CYANOL (a antiga CYANOLITE) por ser uma cola muito fluida e que se infiltra facilmente em todo o lado e cola mesmo a sério!
 
O prcesso em si não pode ser mais simples. Basta colocar uma única gota em cima do furo, que deve ser virado para cima, para que a cola escorra para o seu interior e esperar uns 10 minutos.
 
Para este tipo de furo não é necessário um remendo ou "patch", a própria cola faz o serviço.
Se fosse possível fazer um corte transversal no local da colagem e observa-la com uma lente potente, poderiamos ver algo identico ao seguinte esquema.
 
Depois de seca a cola, é só voltar a encher os flutuadores e montar tudo novamente.
A pressão que o ar exerce na pretuberancia da cola que fica no interior do flutuador, ajuda a tamponar mais herméticamente o furo.
 
Aqui está ele já remendado e lavadinho pronto para montar os acessórios e fazer-se à água para mais umas pescarias.
 
 
...É claro que tudo isto não se faz sem combustível!
 
 
Agradeço ao Marco Cruz e ao Luis Alves a ajuda prestada e a companhia nesta jornada de bricolage. O tempo assim passa mais depressa e o trabalho não chateia!
Obrigado amigos!
 
"à nossa!!"
 
 

7 comentários:

  1. Um dia tambem quero ser muita maluco e ter um barco! Lolol
    Ja estou a tratar do primeiro assunto: ser muita maluco e tirar a carta de patrão local....

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  2. Boas Mano..:-) Muito fixe a explicação e tenho a certeza que vai servir para ajudar outras pessoas com o mesmo tipo de embarcação e problemas. Esperemos que não volte acontecer o mesmo...hehehe

    Um grande abração

    Luís Malabar

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    1. a parte mais importane do "tuturial" é a parte do churrasco! ;)

      um abraço!

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  3. e quando se trata de uma pequena "bexiga" sem perda de ar,como se faz ? obrigados

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    1. Bom dia amigo,
      Nesse caso, penso que o mais apropriado será, colar um pouco de tela igual à do flutuador, por cima, com a cola apropriada, indicada pelo fabricante, para que reforce a zona e não venha a rebentar por aí
      Cumprimentos

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  4. Olá, acabei de efetuar mais uma reparação no meu semirrígido. Há já vários anos que utizo um processo idêntico com apenas uma nuance: Aplico uma fita autocolante transparente para isolar, efetuou um orifício minúsculo no local do furo e aplico a cola própria para reparar os flutuadores de PVC. Com uma espátula pressionou a cola contra o flutuador de modo a que ela penetre no furo. É só retirar a fita, aguardar 24h e já posso atestar. Fica bem e só é visível à lupa.

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