quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Dizer que estou triste é muito pouco



Ninguém imagina como me sinto ao ver isto.
Sinto um nó na garganta e apetece-me chorar!
Para além de triste estou indignado e revoltado!

Conheci este local há muitos anos, quando ainda era totalmente selvagem, quase secreto e muita gente ouvia falar mas poucos sabiam onde ficava.

O Pêgo do Inferno

Havia até hitórias e mitos antigos que diziam que o poço da cascata não tinha fundo e que já lá tinham desaparecido pessoas e animais...

Para lá chegar tinha que se atravessar um ribeiro, andar por terrenos de laranjeiras e atravessar um canavial serrado.

A outra hipotese de lá chegar era a partir do tal ribeiro que tinha que ser atravessado, continuar pela água e subir o ribeiro até à cascata, com as mochilas em cima da cabeça e a água pelo peito.

Muitos peixes, rãs, aves, cobrinhas de água e um sem numero de animais me fizeram companhia em bocados bem passados neste paraiso com alguns amigos e familiares.

Mais tarde, a CM de Tavira resolveu "arranjar" os acessos e contruiu estacionamentos, passadiços, escadas e um caminho sinalizado logo desde a saida da via do infante.

Escusado será dizer que se tornou um local de romaria e logo a partir daí perdeu o seu encanto de local selvagem e quase secreto.

Há uns anos houve um incendio que devastou a serra algarvia e os acessos, escadas e passadiços foram destruidos e a vegetação circundante queimada.
Foi triste ver o resultado do incendio, mas a água continuava a correr na cascata e mais tarde ou mais cedo a natureza se iria encarregar de reparar os danos e a vegetação certamente que voltaria a ser verde e abundante. Era apenas uma questão de tempo.

Actualmente deparo-me com estas imágens e a informação que "parece" que a água foi desviada por um proprietário de um terreno privado por onde corria a ribeira que alimentava a cascata.

Mais um crime ambiental GRAVÍSSIMO nesta república das bananas.

O Pêgo do Inferno, que outrora foi um paraiso, faz agora jús ao seu nome.

RIP



 




1 comentário:

  1. Passei por ai este verão e confirmo o estado desolador do que deveria ser um local paradisíaco, não sabia é que a agua tinha sido desviada, pensei apenas que o ribeiro estava seco derivado da seca, mas se não é esse o caso é gravíssimo, enfim como dizes e bem estamos na republica das bananas mesmo.
    Abraços

    ResponderEliminar