sábado, 3 de dezembro de 2011

Mais uma das férias

Desta vez trago mais um relato das minhas férias. Desta vez em Porto Covo, com os meus amigos, os manos  Zé e Quim do restaurante "A Herdade" .
No dia de folga semanal do restaurante (2ª feira), fomos meter o “XÔC” dentro de água, já quase às 11 da manhã, mesmo à perguiçoso, com o objectivo de fazer uma pescazinha ao “tico-tico” para matar o vício.
O equipamento não era o mais adequado, pois só tinha levado para as férias material de spinning e de achigã.
Mesmo assim, no dia anterior compramos uma cumbadinhas, uns anzois e isco.
Como “quem não tem cão caça com gato”, até um Shimano Navy 3000 que normalmente pesca ao achigã, foi convocado para lides mais salgadas.
Um bocado às cegas e sem sonda, não estivemos com esquesitices, saimos do portinho a direito, mais ou menos uma milha e... ferro para baixo.
Com tudo isto, as espectativas não eram elevadas, mas o resultado não se fez esperar e de imediato começaram a sair umas cavalas.
As chumbadas ao tocar o fundo revelavam-nos que este era de areia e não apareciam outros peixes que não as cavalas. Pouco depois e já fartos de cavala, resolvemos mudar de poiso e procurar fundos com pedra, onde pudessemos encontrar outras espécies mais “nobres”.
Ferro para cima, rumamos a norte em direcção à zona “burrinho”. Infelizmente a zona da “Pedra do Burrinho” está interdita à pesca e tivemos que manter alguma distancia para não entrarmos em incumprimento da lei.
Ali o fundo era misto, com grandes lages e alguma areia.
De imediato começaram a sair umas safias,  mesmo com a água muito lusa e o sol a pino.
Enquanto o Zé e o Quim se entretinham com as safias, eu aproveitava para lançar umas amostras. Para minha admiração, ferrei 2 pampos (ou peixe-porco) com uma Maria Angel Kiss.
As capturas foram-se sucedendo, intercaladas com umas sandochas e umas cervejas para refrescar, já que o sol estava bruto.
Ambos os manos tiveram, bons peixes ferrados, mas devido ao material não ser o mais indicado e alguma falta de calma, partiram a linha e foram-se embora. Afinal os manos são caçadores, não são pescadores.
Com a pesca já composta achamos que eram horas de ir amanhar o peixe e prepara-lo para o jantar.


De volta ao portinho, fomos ao trolling não fosse andar por ali um bicharoco que lhe apetecesse agarrar-se a uma amostra.
Só ferramos um peixe agulha e tivemos uma outra picada que se soltou antes sequer de conseguirmos ver o que era. Outro agulha??? talvez, mas fazia mais força que o primeiro
 
A totalidade das capturas. Uma mista bem variada
Aqui o Zé, mostra uma bonita Safia
 
A mesa posta para o petisco
 
O meu "terrível" a postos
O Quim e o seu belo escaldão.
É o que dá passar o tempo todo a apanhar solinho sem pôr protector solar.
 
Clara de ovo para a queimadura. A Manuela não sabia se havia de lhe tratar o escaldão ou se havia de lhe bater!!! Hahahahah!!!

Em estilo de conclusão:
Por aqui podemos ver a riqueza deste pedaço da nossa costa.
Sem conhecer os pesqueiros,...
Sem sonda,...
Sem material apropriado,...
Na pior hora do dia,...
Com isto tudo, uma pescazinha à perguiçoso que deu jantar para 16 pessoas.

Sem comentários:

Enviar um comentário