segunda-feira, 8 de novembro de 2021

TIP RUN (ou lá o que é...) - No poupar é que está o ganho

 Penso que não será só comigo que isto acontece, mas tenho um especial prazer quando me ponho a inventar algo  e a coisa até funciona.

Antes de passar à bricolage, vou dar um pouco de contexto:

O que é isso do "Tip Run" ?

o "Tip Run" é uma técnica de pesca aos cefalópodes (EGIng), originária do Japão, que consiste em pescar com um palhaço, directo na linha, sem mais pesos adicionados e com equipamentos muito ligeiros.

São usadas animações "vigorosas" seguidas de períodos de pausa, e é principalmente nestas pausas que se dão os ataques.

Para pescar desde embarcação, devido às maiores profundidades, utilizam-se palhaços de gramagens muito superiores aos ditos "normais".

O problema é que no nosso mercado, a variedade deste tipo de palhaço é muito limitada e os preços normalmente proibitivos, chegando por vezes perto dos 20€. ...e pescar com um palhaço de 20€ a rapar o fundo, especialmente em zonas com rocha, se calhar não é boa ideia.

Por este motivo resolvi meter mãos à obra e inventar, transformando um palhaço de preço muito mais acessível de uma grande superficie, que não vou dizer o nome. Digo apenas que começa em "D" e acaba em "N" e no meio tem, de forma perfeitamente aleatória, as letras "e, c, a, t, h, l, o"

O processo consistiu em cortar um pedaço de chumbo de uma chumbada velha, previamente espalmada, e com a ajuda de um martelinho, alicate e uma lima fininha, moldá-lo de forma a encaixar perfeitamete no chumbo original do palhaço e colá-lo no sítio com epoxy, de forma a aumentar o peso total e logicamente a velocidade a que afunda, e como tal, a profundidade alcançada.

Deixo então aqui uma sequência de fotos do processo:




Um encaixe  perfeito


...e aqui estão dois palhacinhos prontos a pescar

É claro que depois de "bricolar" há que testar

...e não é que funciona!!!



Até à próxima!


2 comentários:

  1. Mestre Malaquias, você além de poeta da escrita e pescador exímio, tbm é inventor, um criador de tendências. Parabens!

    ResponderEliminar